O evento é um dos mais relevantes do gênero no cenário global e reúne líderes de mais de 150 países membros das Nações Unidas. Nesta edição, a conferência ganhou o apelido de Rio+20 por acontecer exatamente 20 anos após a Eco92, reunião mundial realizada no país com diretrizes semelhantes.
Agora em 2012, políticos, especialistas e formadores de opinião voltam a se encontrar para fazer um balanço do que foi feito nestas últimas duas décadas e discutir novas formas de progresso ambientalmente consciente.
A intenção é encontrar maneiras inovadoras de amenizar os impactos negativos que temos causado ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, manter a evolução econômica e social. Para tanto, a conferência será guiada em torno de dois temas centrais:
- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
- O quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
A fim de apoiar o processo preparatório e facilitar os debates nas reuniões foi solicitado pelos Estados-Membros o preparo de relatórios do Secretário-Geral sobre os temas e objetivos da Conferência, bem como um relatório síntese das melhores práticas e lições aprendidas sobre os referidos temas e objetivos. Além destes, vários outros documentos e estudos estão sendo produzidos por diferentes stakeholders em preparação para a UNCSD, disponíveis na seção Documentação do site oficial do evento.
Mais informações: http://www.rio20.info/2012/ e http://hotsite.mma.gov.br/rio20/
Nenhum comentário:
Postar um comentário